Vida em Vídeo

Cada vez mais, a vida se vai escrevendo em imagens. O ROL partilha neste tópico alguns vídeos que recolheu e seleccionou, onde a vida nos é apresentada sob muitas das suas dimensões. Uns mais mais sérios, outros mais divertidos, serão sempre um convite à reflexão.

Seguindo este princípio, envie-nos as suas sugestões utilizando o nosso endereço electrónico. Indique-nos o link e teremos o maior gosto em publicá-lo. Não esqueceremos de referir quem o sugeriu.

Obrigado pelo seu contributo.

O Poder das Palavras

Mais um excelente clip de vídeo, enviado pela A. Pais do Sobral, reencaminhado da encarregada de educação Judite Almeida.

A "Comunicação" é, frequentemente, responsável por muitos dos problemas que criamos e com que lidamos no quotidiano: tão importante como "o que se diz" é o "como se diz". Mas é também na "Comunicação" que se encontra, muitas vezes, a solução para esses mesmos problemas. Na verdade, a palavra é como a pólvora: alimenta guerras ou produz belos fogos de artífício, conforme o uso que lhe quisermos dar.

LFC

 

 

NÓS, PORTUGAL

O vídeo está a fazer furor na Internet e nas televisões. Descontando o momento e o objectivo da sua criação - recordar aos finlandeses que também eles já precisaram de nós - ele traz também uma importante mensagem para consumo interno: temos história, temos valor, somos um povo fantástico e sempre soubemos ultrapassar, com maior ou menor dificuldade, os momentos adversos da nossa história. É esta memória que nos traz esperança e nos faz acreditar que «Sim, nós também podemos».

O vídeo foi encomendado pela CM de Cascais e apresentando na semana passada nas «Conferências do Estoril», onde se debateu, entre outras coisas, a crise que atravessamos. São pouco mais de 6 minutos para um exercício de memória recheado de humor e onde apenas está identificado um erro científico. Na verdade, o «Arigato» japonês não radica no «Obrigado». Tudo o mais é verdade e é nosso... somos nós. Portugal!   

 

LF Cálix

 

«As crianças são o que vivem, experimentam e vêem»

Mais um excelente clip enviado pela pelos pais do CE Murado.

Recordo, a propósito, um belo texto de Dorothy Nolte 

Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a ordenar.
Se convivem com hostilidade, aprendem a brigar.
Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser medrosas.
Se as crianças convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas.
Se vivem sendo ridicularizadas, aprendem a ser tímidas.
Se convivem com a inveja, aprendem a invejar.
Se vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa.
Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesmas.
Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes.
Se vivenciam os elogios, aprendem a apreciar.
Se vivenciam a aceitação, aprendem a amar.
Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.
Se as crianças vivem partilhando, aprendem o que é generosidade.
Se convivem com a sinceridade, aprendem a veracidade.
Se convivem com a equidade, aprendem o que é justiça.
Se convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é respeito.
Se as crianças vivem com segurança, aprendem a ter confiança em si mesmas e naqueles que a cercam.
Se as crianças convivem com a afabilidade e a amizade, aprendem que o mundo é um bom lugar para se viver.

 

«Desligue-se para se ligar»

«Os psicólogos começaram a receber casos de famílias inteiras afectadas pelo uso excessivo de telemóveis e computadores. Casos sérios que demonstram que afinal a tecnologia aproxima quem está longe, mas pode afastar os que estão mais perto».

 A este propósito, enviou-nos a Associação de Pais do Sobral um interessante artigo publicado na revista Acreditar de que se aconselha vivamente a leitura. Igualmente pertinente é a mensagem patente num clip comercial tailandês onde a força das imagens disppensa qualquer comentário. à reflexão de todos.

A importância de saber chegar a casa...
Mário Cordeiro, Pediatra, disse na semana passada numa conferência organizada pelo Departamento de Assuntos Sociais e Culturais da Câmara Municipal de Oeiras, que muitas birras e até problemas mais graves poderiam ser evitados se os pais conseguissem largar tudo quando chegam a casa para se dedicarem inteiramente aos seus filhos durante dez minutos.
Ao fim do dia os filhos têm tantas saudades dos pais e têm uma expectativa tão grande em relação ao momento da sua chegada a casa que bastava chegar, largar a pasta e o telemóvel e ficar exclusivamente disponível para eles, para os saciar. Passados dez minutos eles próprios deixam os pais naturalmente e voltam para as suas brincadeiras. Estes dez minutos de atenção exclusiva servem para os tranquilizar, para eles sentirem que os pais também morrem de saudades deles e que são uma prioridade absoluta na sua vida. Claro que os dez minutos podem ser estendidos ou até encurtados conforme as circunstâncias do momento ou de cada dia. A ideia é que haja um tempo suficiente e de grande qualidade para estar com os filhos e dedicar-lhes toda a atenção.


Por incrível que pareça, esta atitude de largar tudo e desligar o telemóvel tem efeitos imediatos e facilmente verificáveis no dia-a-dia.
Todos os pais sabem por experiência própria que o cansaço do fim de dia, os nervos e stress acumulados e ainda a falta de atenção ou disponibilidade para estar com os filhos, dão origem a uma espiral negativa de sentimentos, impaciências e birras.
Por outras palavras, uma criança que espera pelos pais o dia inteiro e, quando os vê chegar, não os sente disponíveis para ela, acaba fatalmente por chamar a sua atenção da pior forma. Por tudo isto e pelo que fica dito no início sobre a importância fundamental que os pais-homem têm no desenvolvimento dos seus filhos, é bom não perder de vista os timings e perceber que está nas nossas mãos fazer o tempo correr a nosso favor.
 in Boletim de Julho da Acreditar

 

O que o homem consegue fazer com um «melão»

No passado dia 6 disputou em Dallas (EUA) a grande festa do desporto americano, o Super Bowl. O Super Bowl é a final do campeonato de Futebol (não o nosso mas o americano, já que ao nosso chamam-lhe Soccer). A final da NFL (National Footbal League) é o programa mais visto da televisão norte-americana e tem uma produção gigantesca. A publicidade é paga a peso de ouro e as marcas aproveitam sempre para inovar. Para que o público não fique entediado, ao intervalo há sempre um espectáulo. O intervalo do Super Bowl XLV esteve este ano a cargo de Usher, Slash e dos Black Eyed Peas. O jogo dusputou-se entre os Grren Bay Packers (Wisconsin) e os Pittsburgh Steelers, tendo a vitória sorrido aos primeiros.

 

Mas o que nos traz aqui não são as incidências do jogo. Trata-se, antes, do jogo em si, o futebol americano e o nível de desmpenho dos seus jogadores, as capacidades incríveis que demonstram com aquela bola (a oval, parecida com a do nosso Raguebi).

Estão já a fazer furor no Youtube as proezas recentes de um quarterback de uma «simples» equipa universitária  que, com a oval, consegue fazer autênticos passes de magia. Em quatro minutos e meio de vídeo, Johnny McEntee, da Universidade de Connecticut, mostra até onde pode ir a capacidade humana. À custa de muito trabalho, claro. Em breve, Johnny McEntee, com mais uns quilos, seguramente abraçará uma carreira profissinal. Para disfrutar.

LFC 

«Rolhinhas», não o jornal mas a reciclagem de rolhas

Um gesto simples, ao alcance de todos e que é uma responsabilidade de todos. Em Lourosa, «cidade capital da cortiça» é um imperativo de cidadania. 

«A melhor prenda»

Este filme merece um prémio! Já teve mais de 250.000 visualizações no Youtube e é uma «curta» com realização de Nuno Rocha, filmada no Porto na Rua da Boavista. Enviou-nos o nosso amigo José Manuel Costa a quem muito agradecemos este lindíssimo Postal de Natal. Momentos...

 

Feliz Natal

Adrenalina Para Divulgar Música

Uma banda inglesa decidiu promover a sua música através de um vídeo poderoso. Adrenalina e risco é, hoje, talvez, a melhor receita para despertar atenções e cativar publicos, sobretudo jovens. «Mecha Love» dos Haduken (Leeds), conseguiu um mediatismo inesperado por força das imagens escolhidas para o vídeo de lançamento:  está apenas há 4 dias  no Youtube e é já um dos mais vistos.

São imagens de arrepiar mas que provam que o Homem é capaz das mais incriveis habilidades e proezas e de continuar a surpreender.

Naturalmente, estas imagens, são apenas para disfrutar. Não se aconselha qualquer tentativa de repetição: os envolvidos são especialistas e devem ter trabalhado muito para chegar a estes níveis de desempenho... inteiros.

Ah! Sobre a música? Qual música?

 

Ambiente, Cuidado com o seu chuveiro!

(Sugestão enviada por José Manuel Costa)

Honestidade

Mais um excelente vídeo sugerido pela A. de Pais da EB 1 do Sobral. Dispensa comentários. 

Janela Mágica 

19.10.2010

De vez em quando o «Vida em Vídeo» também é capaz de trazer clips menos profundos e que apenas nos convidam à contemplação e à evasão. É o caso do de hoje.

Imagine que podia mudar a sua casa de sítio. A cada cinco minutos ou até quando quisesse. Imagine que da sua janela poderia ver, num dia, a Torre Eiffel, noutro os fiordes noruegueses, o interior do Oceanário ou até o estádio do seu clube favorito. Imagine que, só essa janela pode alterar por completo a decoração da sua sala, do seu quarto ou até da sua casa de banho. Imagine que essa janela pode mudar por completo a forma como se sente ou refletir até o seu próprio estado de espírito. Imagine...

Ou então assista ao vídeo que «O Rolhinhas» lhe traz aqui.

 

LFC

Os filhos não merecem menos que isto

Ainda a propósito do Dia Mundial dos Pais e Encarregados de Educação, fica um vídeo que recebemos da Associação de Pais da EB1 Sobral - Mozelos. Belissima forma de o evocar.

 

08.10.2010

Dia Mundial dos Pais e da Escola

A propósito da efeméride, enviou-nos este clip o encarregado de educação José Manuel Costa. Uma bonita mensagem com um forte apelo à reflexão.

O Rolhinhas agradece a colaboração.

Bullying, é preciso estar atento!

O canal infantil Nickelodeon lançou uma campanha anti-bullying. O vídeo promocional, muito simples e com poucos meios, passa no entanto uma mensagem de um enorme alcance, sobretudo para os pais e encarregados de educação. É preciso estar atento!

Fonte: ionline

LFC

David na Aventura da Cortiça

É um vídeo pedagógico muito interessante para «conhecer o fantástico mundo da cortiça, desde o sobreiro até aos produtos finais».

A sugestão é do nosso amigo José Manuel Costa, pai de um aluno da EB1 do Murado, que, com o vídeo, «desafiou» o Rolhinhas a fazer jus ao nome.

Desafio aceite. Eis "David na Aventura da Cortiça.

Nota: O vídeo foi produzido pela APCOR - Associação Portuguesa da Cortiça.

 

LFC

Beleza com dias contados

Durante quanto tempo mais uma Terra tão desprezada poderá gerar momentos como este?

Assista ao vídeo e deixe-se embalar.

(Sugestão enviada pela Associaçãde Pais da Escola Básica do Sobral) 

"Stand by" - Consumidor (in)visível

Grande parte dos equipamentos de que dispomos hoje em dia pode causar maior impacto no consumo de energia, não quando estão em uso, mas sim, quando estão supostamente desligados.
A existência de consumo nos aparelhos em stand-by ou modo de espera, é uma realidade. De facto, o consumo não é elevado, mas sabia que aquela luzinha que fica a brilhar no aparelho depois de supostamente o desligar com o comando, está a gastar energia eléctrica?

Pois é! E o problema é que, para além das questões ambientais, podemos acrescentar cerca de 40€ à nossa factura energética anual só por não darmos importância àquelas luzinhas (aparentemente) insignificantes que decoram  as noites dos nossos lares. Porque não pensar nisto e mudar o comportamento.

Leia o artigo e assista aos vídeos que o ROL seleccionou. Talvez possa começar a reduzir a sua «pégada ecológica» enquanto poupa para um jantar... à luz das velas, já agora.

 

Ideias simples podem mudar o Mundo: Reduzir o consumo “stand-by”

By TV Energia

«É verdade que os equipamentos eléctricos com comando são muito práticos. Mas também é verdade que estes aparelhos necessitam de um consumo mínimo de energia que lhes permita activarem as suas funções em poucos segundos.

A luz vermelha acesa, por exemplo, numa televisão, também consome energia! É o chamado consumo em Stand-By, que, para cada lar português, representa 377 kWh/ano (KILO WATT HORA POR ANO)… cerca de 40 € por ano.

E lembre-se que alguns aparelhos consomem energia mesmo desligados. É aconselhável que desligue todos os equipamentos das tomadas, ou, em alternativa, que os ligue a uma base de ligação múltipla com interruptor, vulgarmente chamada de extensão.

Tome agora nota de alguns exemplos de consumo em Stand-by:

DVD – Até 17W

Micro aparelhagens – Até 25W

Microondas – Até 7W

Radio Relógio – Até 8W

Televisão – Até 30W

Telefone Sem Fios – Até 7W

Vídeo – Até 18W

NOTA: A Comissão Europeia propôs recentemente aos fabricantes de equipamentos eléctrico que, numa primeira fase, limitem o consumo em Stand-by a 2W, e numa fase seguinte o reduzam para 0,5W e 1W.

Já agora, verifique a sua factura de electricidade: analise se a potência contratada é adequada ao consumo real da instalação ou se poderá reduzi-la.

Verifique ainda se os seus consumos privilegiam horários que beneficiariam da tarifa bi-horária, em que a energia é mais barata nas horas de vazio, isto é, à noite e aos fins-de-semana. Se for o caso, opte por esta.»
 

LFC

Uma Lição de Liderança

Enviou-nos o vídeo e o texto a Associação de Pais da Escola Básica do Sobral. O episódio teve lugar há 4 anos, mas a mensagem é de hoje mesmo!

 

«Nos tempos que correm, tão simples. Liderança é isto!

A menina, de 13 anos, ganhou um prémio e foi cantar o hino dos EUA, num jogo da NBA. Vinte mil pessoas no estádio. Ela afinada e compenetrada.
De repente o braço tremeu, engasgou -se, esqueceu-se da letra... e DEU UMA BRANCA!!!
Treze anos, sozinha, ali no meio. e o público ameaça uma VAIA.

De repente, Mo Cheeks, técnico dos Portland Trail Blazers, aparece ao seu lado e começa a cantar, incentivando-a, e trazendo o público. Só o técnico tomou a iniciativa de ir até lá para ajudar, enquanto à volta dela se começava a ensaiar a vaia.

Mo Cheeks, mostra o que é liderança e como uma atitude de apoio, NA HORA CERTA, pode fazer uma grande diferença, para ajudarmos e mudar a história do JOGO da vida.

Será que isso já não nos aconteceu? E a nossa atitude, foi como a do técnico Mo Cheeks ou como a de todos os outros que estavam à sua volta?

HÁ PESSOAS QUE ESTÃO NO MUNDO PARA AJUDAR... OUTRAS PARA VAIAR. (PENSEM BEM NISTO!!!!)

Liderança é isto!

PENSE NISSO».

 

Efeito Cascata no Ambiente

Mais uma sugestão enviada pelo Encarregado de Educação José Manuel Costa.

A WWF (World Wild Fund) - Brasil tem montada várias campanhas publicitárias de alerta para as questões ambientais. Esta interessante animação mostra o efeito que pequenos gestos locais podem provocar no ambiente à escala planetária, e a forma como, mais tarde ou mais cedo, sofreremos as suas consequências. É uma questão de tempo.

 

A História das Coisas

Como refere José Manuel Costa, o Encarregado de Educação que nos sugeriu este vídeo «VALE A PENA VER E PENSAR! Tiremos um pouco de tempo para analisar o que se está a passar no nosso planeta. É tempo de repensar as nossas atitudes e separar o que é útil para a nossa sobrevivência!

Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência dos nossos hábitos consumistas; apresenta os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo!».

 

O ROL agradece.

Apesar de um pouco longo, o vídeo transmite uma mensagem poderosa e que nos convida à reflexão. A narração acontece a um ritmo quase frenético, capaz de nos prender do primeiro ao último minuto. Aconselhamos vivamente.

 

Para Uma Consciência Ecológica

Imperdível!
Com a ajuda dos animais e aliada a uma excelente criatividade, uma animação muito bem conseguida e um refinado sentido de humor, a mensagem ecológica é aqui transmitida de forma simples e com grande objectividade.
Os assuntos abordados são diversos e vão desde o desperdício de energia, à poluição dos rios e oceanos, passando pela poupança da água, o uso de lâmpadas economizadoras ou os gases que produzem efeito de estufa. São dez pequenas animações, acessíveis a todas as idades, divertidas e com uma mensagem poderosa. Apesar dos comentários em (delicioso) Inglês, as palavras são praticamente dispensáveis.

Clique na imagem e siga a ligação. Depois, é só abrir as várias animações que surgem na base do monitor. Recomenda-se som num volume considerável.

 

A propósito da mesma temática e do ano Internacional da Biodiversidade, deixamos aqui o acesso a um interessante vídeo («Gestos Simples») sugerido ao ROL pela Associação de Pais da Escola Básica do Murado a quem, desde já, agradecemos.

Clique na imagem.

 

 

LFC

Às vezes é preciso mais que um medicamento

Sem palavras.

 LFC

All We Need is Love

No passado dia 7 de Dezembro, a cadeia americana de restauração Starbucks, convidou pessoas de 156 países a cantar Al we need is love (Beatles) como forma de chamar a atenção para o flagelo da SIDA em África. O evento teve lugar às 01h30 pm GMT em todo o mundo e juntou, num coro planetário, as vozes da solidariedade de todas as raças, etnias, credos ou religiões. Assista ao vídeo. A participação portuguesa também lá está (mais para o fim, aos 3'34'').

 

LFC

A propósito de Direitos Humanos

Foi apenas um teste mas o seu resultado dá que pensar. Os valores, afinal, também têm aspecto. A criança é a mesma.

LFC

A Bola

Orlando Mesquita, realizador moçambicano, realizou este pequeno filme onde chama a atenção, de forma divertida, para o flagelo das doenças sexualmente transmissíveis que aflige aquele país, e para a forma como algumas das medidas implementadas para o combater vão sendo, digamos, desvirtuadas. Sem dúvida que «a necessidade aguça o engenho».

LFC

Os melhores anos da nossa vida

Aconteceu há 10 anos, mas a beleza da música e a arte da expressividade são intemporais. Renato Zero, cantor italiano, associou-se ao espectáculo Momix cantando «I migliori anni della nostra vita». Belíssima forma de os evocar: o nascimento, o despertar para a vida, o jogo, o risco, a descoberta, o voar pelas próprias asas, a fuga... e o amor. O resultado é lindissimo e arrepiante, tanto que o próprio cantor, a meio da actuação, não conteve a emoção. O público percebeu e ovacionou-o. O ROL também.

Para ouvir bem alto.

 

LFC