Ao longo dos tempos, alguns têm sido capazes de, em poucas palavras, resumirem o essencial da vida. São pensamentos simples com mensagens profundas; palavras que nos convidam à reflexão. São palavras que ficam, são palavras eternas.

(Para saber mais sobre os seus autores e obra, clique sobre o nome e siga a ligação)

Palavras que ficam

Vida

«Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante».
Charles Chaplin 
(ou Sir Charles Spencer Chaplin Jr.) (1889—1977),foi um actor, director, produtor, dançarino, roteirista e músico britânico. Como actor foi um dos mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema americano.

Ousadia

“Não é por as coisas serem difíceis que não devemos ousar.
É por não ousarmos que as coisas se tornam difíceis.”

Lúcio Aneu Séneca  (4 a.C.—65 d.C.) foi um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano. Conhecido também como o Moço, o Filósofo, ou ainda, o Jovem, sua obra literária e filosófica, tida como modelo do pensador estoico durante o Renascimento, inspirou o desenvolvimento da tragédia na dramaturgia europeia renascentista.

Direitos Humanos

A propósito do dia 10 de Dezembro, aprovado pelas Nações Unidas em 1948 como o Dia Internacional dos Direitos Humanos,vale a pena recordar um pouco do que disse Martin Luther King (1929—1968), pastor protestante e activista político norte-americano. Luther King tornou-se um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo.

«O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética.
O que mais preocupa é o silêncio dos bons»
 
«No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos».
 
«Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios»

 

(contribução de José Manuel Costa, encarregado de educação)

Amar

«Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a».

Goethe (1749 — 1832), escritor e pensador alemão. Também desenvolveu trabalhos no campo da ciência.

Nossos limites

«Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje».

Franklin Roosevelt (1881—1945) foi o 32.° presidente dos Estados Unidos (1933-1945), realizou quatro mandatos e morreu durante o último, foi o primeiro presidente a conseguir mais de dois mandatos, e será o único devido à 22.ª emenda.

Natureza

«A natureza faz troça dos indivíduos. Desde que a grande máquina do universo vá girando, os ínfimos seres que a habitam não lhe interessam para nada!».

Voltaire  (1694 — 1778) foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês, conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. O seu verdadeiro nome era François-Marie Arouet.

Trabalho

 «Aquele que tem uma profissão tem um bem; aquele que tem uma vocação tem um cargo de proveito e honra».

 Benjamin Franklin,  jornalista, autor, filantropo, abolicionista, cientista, diplomata, e inventor americano (1706-1790)

Amizade

«Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade». 

Confúcio (Kung-Fu-Tse), mestre, filósofo e teórico político chinês (551 a.C - 470 a.C.)

Itens: 1 - 8 de 36
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>