Das Artes para a Comunidade Escolar

15-03-2010 13:18

“A Disciplina de Educação Visual é uma disciplina fundamental para a Educação Global do cidadão”.

É pela angústia que sinto quando se desvaloriza a importância do ensino da disciplina de Educação Visual, que partilho fragmentos de um artigo que li na Revista Diversidades, com todos vós, alunos, colegas, encarregados de educação, funcionários e com a comunidade em geral.

 (…) A Pintura, o Desenho e toda a Expressão Plástica bem como Música, a Dança, a Expressão Corporal e Dramática formam um instrumento valioso para o indivíduo organizar a sua ordem interna e, ao mesmo tempo, reconstruir a realidade em qualquer situação (…).

[O uso da Arte como terapia implica que o processo criativo pode ser um meio tanto de reconciliar conflitos emocionais, como de facilitar a auto percepção (American Art Therapy Association, 1991)].

(…) Então, partindo do princípio de que toda a criança, de um modo geral, possui um poder inato de criar, caberá à escola aproveitar esse poder e potenciá-lo, não esquecendo que a Arte ou as Artes podem ser objecto de estudo, matéria a estudar, como podem e devem ser vistas como desempenhando “um papel instrumental para a aprendizagem de outras disciplinas, quer para melhorar a compreensão dos respectivos conteúdos através da utilização de instrumentos visuais, da música, ou das artes performativas, quer para contribuir para uma melhor adaptação a diferentes estilos de aprendizagem” (Matos, 2008, p.28). A escola será, então, o local de excelência onde o aluno aprende, praticando, onde expressará as suas ideias e sentimentos, onde se sentirá encorajado a relacionar-se com a comunidade através da sua qualidade de “único” e as “artes” ajudá-lo-ão. A criança aprenderá, mediante a actividade, o processo de criar (…).

A Arte deve ser entendida como um momento e um espaço onde convergem diferentes objectivos, todos eles promotores das diferentes competências que se pretende desenvolver na criança.

É, então, necessária uma maior simbiose entre Arte, Educação e Escola no sentido de garantirmos aos nossos alunos uma formação menos redutora e mais completa, também pela valorização da Arte enquanto recurso para a humanização do processo educacional. É preciso acreditar que as Artes na Educação farão com que, os alunos de hoje, venham a ser, num futuro próximo, indivíduos mais sensíveis e criativos, mais formados e informados.

Damásio refere que «a presença do cognitivo em detrimento do emocional é uma das causas do declínio das sociedades em geral». Demos largas, então, à emoção... E porque não através do lápis e do pincel?

 

Aproveito para vos deixar alguns registos fotográficos soltos, de trabalhos que os alunos do 7º ano das turmas C,D,E e F estão a desenvolver na disciplina de Educação Visual, tendo em conta os conteúdos programáticos planificados para o período em curso. Os trabalhos finalizados, serão expostos no primeiro pavilhão da Escola no final do deste mesmo período.

 

Professora de Educação Visual

Clarinda Carvalho