24 de Outubro, Dia das nações Unidas e Dia Mundial das Missões

24-10-2010 10:13

Dia das Nações Unidas

O Dia das Nações Unidas é hoje assinalado por ter sido nesta data, em 1945, que entrou em vigor a Carta das Nações Unidas, documento fundador da ONU, a Organização das Nações Unidas.

O texto foi subscrito inicialmente por 51 estados. Hoje, os membros da organização são 192.

A ONU visa promover a cooperação internacional e entendimentos para solucionar os problemas de toda a índole que se verificam no planeta, muitos deles resultantes de conflitos entre as nações.

 

 

Dia Mundial das Missões

O Dia Mundial das Missões foi criado pelo Papa Pio XI, chamado de “Papa Missionário” pelo seu ardor missionário, conhecido por todos.

Na Actualidade, o mês de Outubro é, para a Igreja Católica em todo o mundo, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da Missão Universal.

O objectivo é promover e despertar a consciência e a vida missionária cristã, as vocações missionárias, bem como promover uma adesão a nível mundial para as Missões, para o sustento de actividades de promoção humana e evangelização nos cinco continentes, sobretudo em países onde os cristãos são ainda um minoria e as necessidades materiais mais urgentes.

Este dia não se esgota no universo religioso! Cada um de nós pode e deve ser missionário, a partir do momento que coloca a sua vida ao serviço dos outros e tenta com as suas acções contribuir para um mundo melhor!