20 de Outubro, Dia Mundial da Osteoporose

20-10-2010 08:39

No dia que se comemora o Dia Mundial da Osteoporose é lançada a campanha de sensibilização da população, desenvolvida pela Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM).

O lema desta campanha é “Não se curve perante a Osteoporose” e é promovida globalmente pela "International Osteoporosis Foundation" (IOF) e a nível local por cada país, com a utilização de fotografias de monumentos e edifícios emblemáticos desses lugares (como a Torre Eiffel, o Cristo Rei ou o Big Ben) curvados. Em Portugal, a imagem escolhida para ilustrar o lema da campanha "Não se curve perante a Osteoporose" foi a Torre dos Clérigos (Porto) para chamar a atenção da população que algum "encurvamento da coluna é normal com o envelhecimento", mas já o encurvamento excessivo não é.

A osteoporose afecta cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo e o número de portugueses com osteoporose já chega aos 800 mil.

Vivemos a década do osso e da articulação entre os anos 2000-2010, por iniciativa de um grupo de médicos de LUND – Suécia – a razão desta escolha assenta na importância crescente que assumem as doenças ósseas e articulares na actualidade. O exemplo paradigmático é a osteoporose, que assume proporções preocupantes!

A magnitude do problema é tão grande, que em Janeiro de 2000, na sede da Organização Mundial de Saúde (em Genebra, Suíça), foi formalmente lançada a "Década do Osso e da Articulação - Movimento Articular 2000/2010.

A osteoporose é uma doença óssea metabólica que resulta da carência de cálcio nos ossos. Ocorre uma redução da quantidade de osso (massa óssea) e, portanto, há deterioração da sua qualidade. Estes ficam cada vez mais porosos e por isso muito frágeis, sendo as fracturas a complicação mais frequente e grave da osteoporose.

A osteoporose é um grave problema de saúde pública em todo o mundo, com tendência a aumentar, em virtude do envelhecimento da população.

Mais informações em:

Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM) https://www.spodom.org/

O que é a Osteoporose https://www.osteoporose.com.pt/oquee/

APOROS – Associação Nacional Contra a Osteoporose https://www.aporos.pt/

Paula Nogueira