Semear

18-09-2010 22:51

Novo ano escolar, boas e más notícias como sempre.

O Mundo enfrenta mudanças profundas. Certezas no presente e insegurança em relação ao futuro. Não é novidade para ninguém, vivemos numa sociedade global em que os problemas não nos passam ao lado.

A Escola é um espaço de iniciativa, de criatividade e de muita energia. Energia que as nossas crianças transmitem e que positivamente contagia todos. Para muitas famílias o presente e o futuro são cinzentos, tudo pela actual conjuntura socioeconómico que nos afecta há bastante tempo. Mas não nos devemos esquecer que todos os dias encontramos exemplos de capacidade humana que, pela sua tenacidade, pela sua energia, encontram soluções para os problemas que vão surgindo. Não deixando de olhar para a realidade actual, deixemo-nos contagiar pela energia das nossas crianças para, em partilha e em consciência, construirmos um Mundo melhor.

Citando Augusto Cury, “Educar é ser um artesão da personalidade, poeta da inteligência, semeador de ideias”.

Como educadores devemos “semear” boas coisas. À Escola pede-se que o «saber» e o «sentir» que o «conhecimento» e o «sentimento» andem de mão dadas. Mas as mães, os pais e encarregados de educação não podem pedir tudo à escola. Impõe-se uma mudança de atitude, uma nova consciência na participação na vida escolar dos seus filhos e educandos. Pede-se que sejam cooperantes na comunidade educativa que estão integrados. Isto deveria fazer parte da nossa consciência colectiva, mas infelizmente nem sempre acontece.

Somos os primeiros e principais educadores e esta é a maior responsabilidade que temos em mãos. Infelizmente, muitos demitem-se das suas obrigações. Procuremos seguir os bons exemplos que nos foram transmitidos e em casa saibamos “semear” para os valores e princípios que fazem parte da educação para vivermos em sociedade de forma saudável. Saibamos “semear” hábitos de estudo, “semear” hábitos de uma alimentação equilibrada e saudável, “semear” hábitos para uma cidadania participativa.

O melhor do mundo são as crianças. No dia do acolhimento da EB1 do Sobral as crianças espelhavam muita alegria e as mães, os pais e encarregados de educação não conseguiam disfarçar algum nervosismo. Sinal dos tempos!

As boas notícias é que sabemos que na EB1 do Sobral as crianças vão encontrar uma escola que sabe aliar ao “saber” o “sentir”, ao “conhecimento” o “sentimento” e como mães, pais e encarregados de educação sabemos que os nossos filhos e educandos estão numa escola que “semeia” futuro.

As más notícias entram-nos diariamente em casa e não nos devemos abstrair delas. As palavras “corte” e “contenção” são-nos familiares mas tal não devia acontecer na educação independentemente da conjuntura socioeconómica do país. É urgente uma profunda reflexão para que surjam políticas educativas eficazes. Segundo dados do Eurostat, Portugal continua a ser um dos países da União Europeia que regista uma taxa de abandono escolar elevada: 31,2 por cento dos jovens portugueses abandonaram a escola antes do tempo previsto. Esta percentagem é a segunda maior dos 27 países da União Europeia. No ano passado a média de abandono escolar precoce nos 27 países da UE fixou-se nos 14,4 por cento.

 

José Manuel Ferreira da Costa

Encarregado de educação aluno 3º ano da EB1 do Sobral

Membro do Conselho Consultivo da Associação de Pais da Escola Básica do Sobral

Mozelos, 16 de Setembro de 2010